O que é Agroecologia?

Um sistema de produção sustentável, economicamente viável e socialmente justo. A agroecologia mistura espécies, usa adubos naturais, mantém o solo fértil, tem alta produtividade o ano todo e gera mais empregos. É praticada principalmente por pequenos produtores familiares e movimentos agrários.

Agroecologia consegue produzir tanto quanto o Agronegócio?

Produz mais. Dados apontam que a capacidade da agroecologia alcança o dobro da produtividade do agronegócio. Com mais incentivo, a agroecologia pode produzir alimento de qualidade e em quantidade suficiente para toda a população mundial, e sem veneno.

É verdade que custa mais caro?

Não. Muitas vezes, os orgânicos são colocados a preços altos em supermercados. Mas comprar em feiras agroecológicas ou direto com produtores/as rurais é mais barato do que consumir alimentos com agrotóxicos. Isso porque esses alimentos, gerados em sistemas equilibrados, têm um custo de produção muito menor do que os produzidos com compostos químicos.

TROQUE AGRONEGÓCIO POR AGROECOLOGIA

Os agrotóxicos não estão só nos alimentos. Eles já contaminam o solo, o ar, a água que bebemos, a maioria dos produtos industrializados e também carnes e queijos. Agrotóxicos já são encontrados até mesmo no leite materno.

Apesar de muitos já serem proibidos na União Europeia e Estados Unidos, há pressões do setor agrícola para manter esses produtos no Brasil. A produção de agrotóxicos é controlada por poucos e grandes grupos empresariais, o que cria um mercado altamente concentrado e impacta a distribuição de renda e a economia.

O uso contínuo de agrotóxicos acaba com a vida do solo e cria um ciclo negativo: plantas cada vez mais doentes, “pragas” cada vez mais resistentes e uso cada vez maior de adubos químicos e agrotóxicos..

O primeiro passo é reduzir o consumo de agrotóxicos em nosso dia a dia.
Além disso, precisamos pressionar o governo por mudanças nas políticas públicas, pelo banimento dos
agrotóxicos e pela implantação de uma Política Nacional de Agroecologia, ao invés de injetar cada vez
mais dinheiro no agronegócio.

OS AGROTÓXICOS CONTAMINAM O MEIO AMBIENTE, A SOCIEDADE E A SUA SAÚDE.

Assine nossa Newsletter

Receba informações, dicas e artigos sobre agroecologia e vida saudável.

A campanha Viva Sem Veneno é uma articulação nacional unindo pessoas, entidades e organizações nessa luta pela vida e contra o uso dos agrotóxicos - venenos que já deixaram de ser utilizados em boa parte do mundo e que podem causar diversas doenças. Participe do movimento!

#VivaSemVeneno #ChegaDeAgrotóxicos #PeloBanimentoDosAgrotóxicos #ComidaDeVerdade

© 2017 Todos os direitos reservados.